Etiquetas

,

Muito se ouve dizer que gravidez não é doença, mas a realidade é que requer cuidados especiais e redobrados em relação a diversas coisas… Sabia que que existiam diversos produtos que não deveria utilizar mas, a realidade é que sabia muiiiito pouco sobre quais.

Deparei-me com esta realidade quando percebi que estava grávida…

EuMnundoB

Sabemos que durante vários meses a pele, principalmente a do corpo vai estar sujeita ao estiramento e depois terá que ter a capacidade de voltar a encolher num período relativamente rápido. É por isso que um dos assuntos de maior consenso é a necessidade de hidratação da pele desde o início! As zonas problemáticas são os seios, abdómen, zona lombar e coxas.

Deve-se preferir cremes sem perfumes ou aromas (pois os enjoos são uma realidade) e por questões práticas que seja facilmente absorvido. As marcas são diversas e os preços também… Um famoso mas não muito amigo da carteira é o Lipikar da La Roche Posay.

gravidez

(fonte da imagem)

 

Produtos específicos anti-estrias também são uma opção e mais uma vez o difícil é escolher! Um dos meus favoritos é uma mistura de oleoso vegetais e essenciais que fiz! Outra opção muito falada é o óleo da Clarin e o óleo da Weleda, no entanto, para mim ambos têm 2 problemas… São caros e têm um aroma que não tolero.

unnamed

(fonte da imagem)

Tenham em mente que as estrias são cicatrizes na pele e quando estão vermelhas são “frescas” e com potencial de recuperação, quando são brancas já não e vão acompanhar-vos o resto da vida.

Para zonas mais problemáticas ou secas como joelhos, cotovelos, lábios, nariz e mamilos… o meu eterno favorito é o bepanthene creme. Existe algo entre o pantenol e a minha pele que funciona maravilhosamente!

 

Então afinal o que não podemos utilizar?

Melasma-cuidados-prevencao290116f2

(fonte da imagem)

Cânfora, chumbo, ureia, ácidos em geral, produtos clareadores de pele e anti-idade como ácido glicólico, ácido salicílico, hidroquinona, retinol, tretinoína, isotretinoína, adapaleno e outros derivados de vitamina A. Estes são teratogénicos e por isso causam malformações fetais. Pelo que devem ser interrompidos cerca de 3 meses antes de engravidar e durante toda a gestação…

O que devem pensar quando olham para um rótulo… se diz anti-idade ou cicatrizante é provável que contenha vitamina A, por exemplo Halibut…

Acido hialurónico, ácido azelaíco e vitamina C continuam a ser 100% seguros!!!

Ou seja, se utilizam algum deste produtos, podem continuar a utilizar, se utilizavam por exemplo produtos de tratamento para o acne, manchas de pele ou rosácea que agora são contra-indicadas podem trocar pelo ácido azelaíco!

Protector solar, SIM!!! E se antes era imperativo utilizar todos os dias, agora é mesmo mais que obrigatório. Durante a gravidez dão-se alterações hormonais que potenciam o aumento da produção de melanina e por consequência ao aparecimento de manchas.

Deve-se evitar protetores solares com os seguintes filtos químicos: metilbenzilideno cânfora (4-MBC), 3-benzilideno cânfora (3-BC) e octocrileno (OC). Se quiserem optar por um protetor com apenas filtos minerais não correm o risco que estes contenham algum destes ingredientes.

sol_619

(fonte da imagem)

No que diz respeito há maquilhagem podem continuar a utilizar os vossos produtos sem restrição se compram marcas aprovadas para serem vendidas no espaço europeu, já chinesas e japonesas… É melhor não.

Deixo apenas a sugestão de optarem por produtos mais naturais principalmente nos batons, pois acabamos por ingerir…

nail-polish-spill

(fonte da imagem)

Um tema que nunca pensei foi o verniz das unhas… Pois é, quase todos os vernizes, top coats, secantes e removedores contêm tolueno, formaldeído e Dibutyl Phthalateque (DBP) estão provados que provocam neurotoxicidade. Se o feto está a desenvolver o sistema celular cerebral, se calhar não é boa ideia…

Se fizerem uma pesquisa rápido sobre vernizes 3 Free ou 5 Free, rapidamente vão ter uma lista de vernizes que podem utilizar de forma segura de qualquer forma deixo este link para pesquisarem!

E é tudo, espero que tenha sido útil!

 

Advertisements