Etiquetas

, , , , , ,

Depois da longa explicação sobre os anti-oxidantes, hoje venho falar um pouco mais em específico sobre os mais utilizados e o que podemos ou esperar dos mesmos.

Os mais famosos anti-oxidantes são o tocoferol e o ácido ascórbico, polifenóis, ubiquinona, selénio e zinco.

vitamina E

A vitamina E (tocofenóis e tocotrienóis), sendo a mais estudada e biodisponível a α-tocoferol é um excelente anti-oxidante no entanto a sua estabilização é difícil e por conseguinte ele facilmente deixa de ser eficaz. O mesmo ocorre com a viamina C (ácido ascórbico).

Tal como a minha professora de farmacologia costumava dizer a vitamina C é um anti-oxidante tão mas tão bom que se oxida a si próprio… ou seja, na realidade se não estamos perante formulas especialmente trabalhadas para estes anti-oxidantes serem estáveis, em poucas utilizações 2-3 no máximo deixamos de ter proveito dos seus efeitos.

vitamina c

Outra questão de alta importância ao adquiri produtos com estes dois anti-oxidantes diz respeito ao seu armazenamento, regra geral em embalagem escurecida, protegidos do sol e estanque, selada até à primeira utilização.

Algo adicional são a BHA e BHT que devem estar presentes nos vosso séruns para o estabilizarem e imperidem que se oxide após a sua abertura.

A associação de vitamina E e C são muito frequentes e eficaz!

Além disso a vitamina C é também importante para a produção de colagénio…

tocofenois

Os polifenóis são utilizados na alimentação e cosmética e encontram-se nas uvas e chá verde… No entanto tal como ocorre com a Co-enzima Q10 (ou ubiquinona) são moléculas enormes e desta forma penetram apenas parcialmente na pele. Neste caso em particular (Co-Enzima Q10) o melhor mesmo é ingeri-la.

Temos ainda o selénio e zinco que podem ser aplicados na pele ou ser ingeridos. Além do efeito anti-oxidante são também conhecidas as suas propriedades calmantes cicatrizantes visto que são fundamentais para a normal produção celular.

Após este blá blá blá sobre anti-oxidantes , perguntam-se e quando o devemos utilizar?

Sempre após a pele limpa e tonificada e antes do hidratante para poder tirar máximo proveito.

A sua aplicação pode ser nocturna mas se pensarem um pouco sobre tudo o que leram percebem rapidamente que é durante o dia que tiram o máximo partido destes “lutadores” contra os agressores externos pois a vossa almofada não é propriamente o inimigo no que dita a radicais livres.

Anúncios