Nada de especial nem do outro mundo mas, agora com a chegada do Verão, ninguém quer ver cascos ressequidos e unhacas amarelas… e aqui está o primeiro artigo do Blog sobre pés!!!

Preping For Summer - PésDevemo-nos preocupar com os pés não só no verão no entanto, devido às temperaturas mais elevadas e à utilização de calçado aberto, a pele dos pés tem tendência a desidratar e acumular mais camadas ficando mais grossa.

Para evitar passar vergonhas basta tratar com amor, carinho e dedicação! Ou seja, lavar, tratar, esfoliar e hidratar!!!

Preping For Summer - pés 2

Lavar e Tratar

Os antigos escalda pés são uma excelente forma de “mimar” os pés, um pouco de imaginação e vale quase tudo… a água deve estar tépida e a utilização de um sabão neutro é o indicado para o dia-a-dia.

Devem ter especial atenção para a região interdigital (entre os dedos) para que fique correctamente lavada!

Secar é também um cuidado importante e novamente chamo atenção para secar bem entre os dedos. Estes cuidados ajudam a evitar o aparecimento de micoses e do bem conhecido chulé…

Caso já apresente problemas de micoses, feridas ou pequenos cortes e lesões, pode utilizar um sabão anti-séptico e cremes de tratamento adequados, no entanto, eu que gosto destas coisas naturais faço da seguinte maneira:

  • coloco cerca de 10 gotas de óleo de tea tree na água para lavar os pés, deixo-os de “molho” durante pelo menos 5 minutos,
  • depois de bem secos aplico com um cotonete directamente no local da lesão óleo de trea tree puro incluindo as unhas.
  • Numa fase de tratamento faço o último passo pelo menos 4 vezes por dia.

Podem ver o Post que falo sobre o óleo essencial de Tea Tree.

Isto é eficaz não só no problema das micoses como também previne o aparecimento do chulé!!!

O ácido acético, conhecido vinagre também é uma excelente opção para utilização como solução anti-séptica para lavagem de pés. Devem ter apenas em mente que após esta lavagem devem utilizar meias e evitar calçar algo logo após pois pode agravar o mau odor. A quantidade será de aproximadamente 2 colheres de sopa (cerca de 20 ml) diluído na água.

Preping for Summer - pés 3

Esfoliar

Poderia dizer que devem esfoliar os pés de x em x tempo mas isso não ia ser uma informação correcta. Cada um é diferente e tem necessidades de pele diferentes, o importante é fazê-lo.

Uma vez que estamos perante uma zona do corpo com mais camadas e mais grossas a esfoliação também poderá ser mais agressiva. Existem produtos próprios mas confesso que mais uma vez não gasto o meu tostão nisso pois tenho em casa muitos ingredientes para realizar um simples e maravilhoso esfoliante de pés! Uma das minhas receitas favoritas é a seguinte:

  • Misturo 2 colheres de sopa de sal grosso e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces;
  • Calço umas luvas de protecção de mãos e esfrego vigorosamente principalmente na região da sola dos pés.

A utilização de lâminas deve-se deixar apenas para quem já tem experiência e deve ter-se sempre em atenção a utilização de material esterilizado. Não é normal ficar com feridas, fissuras ou cortes após este cuidado, se assim foi é porque foi mal realizado o procedimento e devem ter os cuidados inerentes a qualquer ferida procurando também sinais de infecção…

Preping For Summer - pés 4

Hidratar

Para hidratar os pés existem cremes específicos pois as loções normais não costumam ser suficientemente hidratantes. O que eu costumo fazer é aplicar o hidratante há noite antes de ir dormir e “selar” a hidratação com uma meia de algodão por cima, de manhã os meus pés estão super macios 🙂

O hidratante de pés favorito são as barras de massagem que faço com cera de abelha, óleo de coco e manteiga de carité que já mostrei aqui.

Um truque muito porreirinho e hiper mega barato para fazerem uma máscara de hidratação é encremarem bem os pés, calçar um saco plástico e deixar actuar durante pelo menos 30 minutos. Acreditem, depois terão pés de veludo!

E já está, simples! O mais importante de tudo…

Preping For Summer - pés 1

Anúncios