Pensei em mil e um títulos engraçados para este Post mas depois tudo se resumia ao que acabei por escolher…

Afinal esta amiga quase invisível e companheira inseparável está muitas vezes presente no nosso dia-a-dia e se pensarmos em dias especiais ou naquelas noitadas de verão, nem se fala!

penteadeira

A validade vai depender de produto para produto, da sua formulação, quantidade e tipo de conservantes que leva…

Por exemplo, um produto cremoso à partida tem uma validade menor comparativamente a um pó. Isto ocorre, pois o risco de carga microbiana nos seus ingredientes é diferente.

Além disso ainda corremos o risco que os seus ingredientes activos se alterem causando irritações, alergias, infecções ou que simplesmente deixem de ter a sua função. Por exemplo um batom com protector solar pode deixar de ter acção protectora sobre os raios UV…

Se querem ver qual a validade dos vossos produtos basta olharem para a embalagem do produto pois é obrigatório a sua discriminação! O número indica os meses que o produto conserva as suas características após a sua abertura.

Potes-aberto-validade

Com excepção de produtos de utilização única, esta informação é obrigatória por lei. Além disso não existe nenhum produto cosmético (incluindo a maquilhagem) com um prazo superior a 36 meses.

Além desta informação,  produtos com instabilidade mesmo embalados têm de conter o prazo de validade de prateleira (tal como os produtos alimentares… latas de atum, massas…).

Neste momento podem e devem reflectir sobre o vosso cantinho de maquilhagem… aquela sombra que compraram na adolescência e agora estão quase nos intas, aquele lápis de olhos que raramente utilizam e já nem sabem quantos anos tem…

Bem, eu não sou ninguém para falar e assumo aqui muito publicamente que tenho mais maquilhagem do que necessito e alguns dos meus produtos podem já ter um pouco mais tempo que o indicado 😛

A minha regra é simples. Se tem cheiro, cor ou textura alterado então nem experimento e dou andamento para o lixo…

Devem ter em mente que existem produtos que se estragam com mais facilidade e desta forma vou dar uma lista de timings comuns em determinados produtos, no entanto devem sempre ver produto a produto.

  • Base líquida – 12-18 meses
  • Pós compactos e sombras – 18-24 meses
  • Batons – 12-18 meses
  • Gloss – 6-12 meses
  • Sombras e blushes cremosos – 6-12 meses
  • Máscara de pestanas – 3-6 meses.
Anúncios