Se fores como eu, até há coisa de 8 meses, o tónico era um passo que simplesmente deixava de parte pois não percebia a sua importância e sempre que utilizei um não gostei do seu efeito…

tonico-facial

(fonte da fotografia)

Antes de mais é importante perceber o papel dos tónicos na pele. O tónico é uma loção ou solução que actua na camada superficial da pele (epiderme) de forma a consolidar a sua estrutura. Assim cria uma superfície barreira protectora contra agressões criadas pela poluição e sabões por exemplo. Tem ainda a capacidade de precipitar bactérias aderentes à pele e lixo. Desta forma funcionam como desinfectantes também.

Conclusão, os tónicos ajudam a normalizar o pH da pele (que pode estar alterado por sabonetes, loções de limpeza/lavagem, poluição, ar condicionado…), têm uma acção anti-séptica, anti-inflamatória e protectora da pele deixando-a pronta para receber a hidratação!

Deixo aqui o link do Post da Mia do Blog Makedown pois ela é formada em farmácia (espero não estar errada!) e explica as reacções químicas que ocorrem na utilização do tónico e que justificam a sua acção e utilização.

tanguapos_tonicos-faciales_01

(fonte da fotografia)

Existem diferentes tipos de tónicos.

  1. Águas de beleza;
  2. Tónicos de pele;
  3. Adstringentes.

As águas de beleza são ricas em água e tem uma percentagem muito variável de humectante (como por exemplo ácido láctico, ureia, glicerina, gel de aloé vera, mel, ácido hialurónico…) que mantém a hidratação/humidade natural da pele e ácidos naturais (chá verde, ácido cítrico, camomila, calêndula) ou taninos (hamamelis, rosa e alcachofra). Não contêm álcool. Aqui entra por exemplo a água de rosas. São a forma mais “suave”. Estão aconselhadas para peles secas, desidratadas, sensíveis e normais.

Os tónicos de pele são discretamente mais fortes, contêm uma pequena quantidade de álcool e apresentam ácidos naturais ou taninos além da água e humectantes. Água de flor de laranjeira é um exemplo. São aconselhados para pele normal, oleosa e combinação.

Os adstringentes são o “tipo” de tónico mais forte. Contém a maior percentagem de álcool e além da água e humectantes apresentam também soluções anti-sépticas (ácido salicílico, hamamelis, tea tree, ácido glicólico e enxofre…) Regra geral estão mais indicados para peles oleosas.

O mais comum é haver apenas a distinção entre tónicos e adstringentes que na minha opinião também está correcto.

Espero ter conseguido transmitir a informação de uma forma simples mas relativamente científica… Pois acho que o conhecimento é uma arma poderosa!

Anúncios