Etiquetas

Hoje decidi partilhar convosco mais um dos óleos que faz parte das minhas mesinhas naturais caseiras, o Óleo Essencial de Alfazema Verdadeira!

Lavender herb and essential oil

(fonte da imagem)

O nome botânico da planta é Lavandula officinalis, Lavandula vera. A Lavanda é também conhecida como Alfazema.

Historicamente é um dos perfumes mais antigos e associado a ele foram criadas várias crenças…

Os óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis. O óleo de alfazema é obtido através da destilação das flores, folhas e caules. Quimicamente é muito rico e variado, por isso é talvez um dos mais úteis e versáteis a nível terapêutico.

destilação de lavanda

(fonte da imagem)

A sua forma de utilização pode ser directamente na pele ou então através de uma diluição em água quente e pela inalação do aroma.

A sua versatilidade é grande e conhecem-se propriedades sedativas, calmantes, analgésicas, anti-sépticas, descongestionantes, hipotensoras e repelente de insetos. Os estudos não são assim tantos quanto isso mas a evidência da eficácia do óleo é consistente.

lavanda

(fonte da imagem)

As propriedades calmantes, anti-sépticas, anti-inflamatórias e analgésicas fazem com que este seja eficaz no tratamento de diversos problemas de pele como é o caso de feridas, queimaduras, mordeduras de insectos e acne, principalmente quando combinado com o Óleo de Tea Tree. Ele tem uma acção anti-séptica e suavizante sobre a derme ajudando a equilibrar a secreção excessiva de sebo (fonte energética para as bactérias). É assim um estimulante do desenvolvimento de células novas e saudáveis.

Também é um inseticida e repelente de insectos, não é à toa que há séculos que é utilizada em saquinhos no guarda-roupa e armários.

As propriedades calmantes, hipotensoras e sedativas são muitas vezes associadas a problemas de sono, ansiedade e cefaleias.

O seu uso é desaconselhável em grávidas, mulheres em processo de aleitamento ou bebés pois simplesmente não existem estudos nesta população e devido ao risco óbvio de interferir com o desenvolvimento e crescimento.

Em breve irei partilhar as diferentes formas e DYI que utilizo este óleo!

Anúncios