Etiquetas

SPF quer dizer Sun Portection Factor, traduzindo FPS, Fator de Proteção Solar. Este valor indica a proteção que o filtro solar dá contra os raios UVB (que são os responsáveis pelas queimaduras solares).

Quanto mais alto é o SPF maior é proteção solar. A escolha do valor de SPF deve ser feita tendo em conta alguns fatores tais como o tom da pele, fotossensibilidade e existência de sinais e sardas (o nosso fototipo). Existe um consenso na comunidade científica de que o SPF 15 é o mínimo indicado até tons de pele morena. De acordo com estudos um SPF 15 filtra aproximadamente 93% dos raios UVB mas para um SPF 30 apenas aumenta 3% a proteção…  Para que não haja dúvidas não existe ainda um SPF capaz de proteger 100%.

Como já devem ter reparado não mencionei os raios UVA (que são responsáveis pelo envelhecimento prematuro das estruturas da pele assim como pelo aumento de manchas de melanina e pelo cancro de pele)  por isso é que um protetor solar que apenas menciona valor de SPF e que não indica proteção UVA é porque não a tem.

Uma questão a ter em mente é que à medida que o SPF aumenta regra geral a consistência do protetor fica mais espessa.

E basicamente e de uma forma muito simples é tudo sobre SPF.

Anúncios