Todos os dias independentemente da nossa profissão ou atividade, expomos a nossa pele a diversos agentes agressores e desta forma a lavagem do rosto surge como um dos conselhos de beleza mais básicos e frequentes. Se não lavam o rosto pelo menos 2 vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir) então está na hora de iniciar um novo Ritual de Beleza!

Lavar o rosto tem como objectivo remover a sujidade, os restos de maquilhagem, dissolver a oleosidade excessiva, desobstruir os poros e remover algumas células mortas. É durante a lavagem do rosto que também temos uma excelente oportunidade para esfoliar o rosto e desta forma os produtos que aplicamos depois são mais eficazes e penetram mais facilmente na pele.

No entanto devemos ter em conta alguns princípios:

  • Retirar a maquilhagem com desmaquilhastes próprios antes de lavar o rosto;
  • Lavar bem as mãos antes de lavar o rosto;
  • Utilizar produtos adequados ao nosso tipo de pele;
  • Utilizar água tépida;
  • Fazer movimentos circulares para ajudar a ativar a circulação sanguínea;
  • Retirar bem o produto do rosto;
  • Utilizar uma toalha limpa para secar o rosto e de preferência sem esfregar.

Como vêm, isto não é nada de extravagante e na realidade os cuidados de beleza também não o têm que ser para serem eficazes!

A quantidade exorbitante de produtos que existe no mercado deixa até os experts de cabeça à roda… Na minha opinião não é necessário apostar em algo muito caro ou inovador, por vezes o simples, normal e neutro é o mais eficaz… Por exemplo durante 5 anos utilizei o mesmo gel de lavagem do rosto e só mudei porque com o passar dos anos a minha pele mudou um pouco e eu troquei para um produto semelhante mas mais suave…

Citando um arquiteto que eu admiro por ainda hoje ser tão atual “O menos é mais.”

Alguém sabe quem foi?

Anúncios