Hoje é dia de Rituais de Beleza!

A semana passada falei de esfoliação corporal e hoje como não podia faltar é a vez da esfoliação de rosto!

Tal como já tinha dito é para mim um dos passos mais importantes, se existe  algo que melhora significativamente a minha pele é a esfoliação. A grande diferença entre a esfoliação de corpo e a de rosto está na intensidade e agressividade do produto.

Existem muitos produtos esfoliantes de todas as formas, feitios e texturas (caros, baratos, naturais, químicos, mecânicos…) e regra geral tem por base o friccionar de algo (regra geral grânulos ou uma textura granulada).

A técnica de esfoliação é simples, basta aplicar o produto, massajar a pele de preferência com movimentos circulares de forma suave sem muita intensidade para que o rosto não fique demasiado vermelho e irritado. Existem áreas que podem merecer uma atenção especial, no entanto esta difere um pouco de pessoa para pessoa. As laterais do nariz são o local mais comum, depois podemos ter também as zonas problemáticas de acne como é o caso da zona T ou então zonas mais secas como costuma ser a zona das maças do rosto.

Os benefícios da esfoliação são inúmeros mas a esfoliação de rosto como é mais suave tem objetivos um pouco diferentes relativamente á de corpo. A esfoliação remove pele morta limpa em profundidade e desta forma estimula a renovação da pele diminuindo cicatrizes (como marcas de acne), poros e textura irregular, devolve um aspeto mais saudável e fica mais macia ao toque. A esfoliação é uma ótima forma de preparar a pele para outros tratamentos como é o caso de hidratações!

Tal como na esfoliação corporal, a frequência entre esfoliações de rosto também são um tema sensível pois não existe um consenso ou estudos científicos que respondam a esta questão. Mais uma vez vou dar a minha opinião pessoal, posso dizer que tal como tudo na vida devemos ver a reação do nosso corpo ao produto e ir experimentando até perceber o nosso ponto ideal!

Regra geral esfolio o rosto de 2 em 2 dias e à noite com um puf esfoliante e gel de limpeza de rosto. Quando tenho mais imperfeições já em fase de cicatrização (por favor não se ponham a esfoliar intensamente espinhas ou acne em fase ativa e inflamatória…) esfolio com mais frequência. Faço-o á noite pois assim se ficar com a pele irritada e vermelha tem tempo para recuperar e depois aplico um hidratante potente.

Kiss

Anúncios